Um grande problema para a Apple: dinheiro demais sobrando!

Um grande problema para a Apple: dinheiro demais sobrando!

Um grande problema para a Apple: dinheiro demais sobrando!

 

O que com certeza é uma constatação de sucesso e solides de uma empresa de certo angulo pode ser visto como um desafio também. A Apple acumulou a surpreendente cifra de 256,8 Bilhões de dólares e agora sofre com o dilema de onde aplicar esta quantia obscena de dinheiro.

apple

                 O relatório trimestral que a Apple publicou nesta terça-feira mostra que seu patrimônio em dinheiro cuja a grande maioria esta alocada no exterior (fora dos EUA) saltou para uma quantia que supera o PIB do Chile, segundo os últimos dados disponíveis do Banco Mundial.

PIB CHILE

O governo de Donald Trump tem tentando repatriar o dinheiro de algumas empresas e cidadãos norte americanos porem a Apple tem sido resistente a esta ideal.

As propostas do presidente Donald Trump e de legisladores poderão cortar impostos das receitas repatriadas; um incentivo para que a Apple e outras companhias coloquem seu dinheiro nos Estados Unidos.

photo_2017-05-05_12-30-49

plano que foi divulgado em Abril que propõe uma redução acentuada dos impostos corporativos e forte desconto da taxa sobre lucros corporativos levados de volta aos Estados Unidos, disseram autoridades.

O secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, que lidera os esforços da administração Trump para elaborar um pacote tributário que pode ser aprovado no Congresso, descreveu o plano como o “maior corte de impostos” na história dos EUA e disse esperar que ele atraia amplo apoio.

O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, um defensor de longa data de uma grande reestruturação tributária, expressou otimismo sobre o plano.

“Vimos uma prévia do plano. Nós gostamos muito”, disse ele a um grupo de lobistas e advogados. “Ele nos coloca na mesma página, estamos de acordo em 80 por cento e sobre os 20 por cento restantes estamos com a mesma disposição”, disse Ryan.

Trump também irá propor uma taxa de repatriação sobre os lucros internacionais na linha de uma proposta de campanha de taxa de 10 por cento, contra os atuais 35 por cento, afirmou uma autoridade da Casa Branca na terça-feira sob condição de anonimato.

A Apple se tornou a empresa mais valiosa e rentável da atualidade, seu valor de mercado hoje 05 de Abril de 2017 enquanto escrevo este artigo é de 776,7 Bilhões de dólares, a frente da Google que vale atualmente $ 648,20 Bilhões de dólares segundo o Yahoo Finanças.

photo_2017-05-05_12-33-59

Mas a empresa sofre uma constante pressão por parte dos acionista para devolver mais dinheiro com maiores dividendos e a recomprar mais ações.

Uma possível estratégia seria “tornar-se vertical”, ou adquirir uma fabricante de chips como a AMD, para usar em todos os dispositivos da Apple, disse Moorhead.

A Netflix, disse, poderia complementar o negócio da Apple, oferecendo conteúdo para seu ecossistema de dispositivos.

Moorhead disse que se a Apple, que tem permissão para testar seu sistema de veículos autônomos, leva esse mercado a sério “terá que comprar uma companhia de automóveis”, como a Tesla.

Bob O’Donnell, de Technalysis Research, disse que a Apple tem uma quantidade espantosa de dinheiro com a qual pode “reescrever indústrias completamente”.

“O desafio é cultural e de organização. Como integrar algo tão grande?”, disse O’Donnell.

Jan Dawson, da Jackdaw Research, disse que isso é improvável devido ao processo de fabricação e abastecimento da Apple.

“Simplesmente não temos a força de trabalho para manter essa escala de fabricação”, disse.

“Nenhum corte tributário vai compensar isso completamente”.

 

Kay, entretanto, afirmou que vê potencial da Apple para trazer as fábricas para casa se as condições forem certas.

A Apple ainda tem como seu carro chefe a venda de Iphone que lidera um mercado extremamente agressivo

maxresdefault

About the Author
Fabio Santos
Pós-graduado em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, CEO da empresa Radar Internet, partner da empresa Internet Up e GCOM NETWORKS.

One thought on “Um grande problema para a Apple: dinheiro demais sobrando!

Leave a Reply